TREINO INTERVALADO

IMG_2792

A maioria dos treinos aeróbicos que faço são intervalados, por quê? Porque eles são super dinâmicos, mais rápidos, podem ser feitos através de qualquer máquina/atividade (esteira, escada, corda, bike…), melhoram sua resistência, ajuda a melhorar o tempo de performance e são EXCELENTES PARA PERDER GORDURA SEM PERDER MASSA MAGRA!

O QUE É UM TREINO INTERVALADO?
Tipo de treino em que você alterna momentos de picos de execução (esforço máximo) com níveis baixos de execução (bem leve). Ele pode ser montado de diversas formas e o tempo total de duração também pode variar. Contudo, como ele exige muito do corpo, a ideia é que ele dure pouco, podendo ir aproximadamente de 10-30 min. Para que ele realmente dê os resultados propostos, você tem que realizar no momento de pico o esforço previsto. Ele pode ser extensivo ou intensivo.

TREINO INTERVALADO EXTENSIVO
Os intervalos de pico e de recuperação são maiores. Consequentemente, o esforço feito é alto, mas não tão alto quanto nos treinos intensivos. Possivelmente, como o tempo dos intervalos é maior, a quantidade de blocos será menor. Por exemplo: você pode fazer 4 blocos de 1min30 com uma velocidade moderada-forte; 1min30 com uma velocidade forte; 1min com uma velocidade muito forte; 2min de recuperação com uma velocidade leve.

TREINO INTERVALADO INTENSIVO
O famoso HIIT que tanto falo no Instagram. Nesse treino, tanto o tempo de esforço, quanto o de recuperação, são mais curtos, o que exige muito de você. Provavelmente, serão feitos mais blocos do que no extensivo, mas, a quantidade de blocos também irá variar de acordo com o esforço que será feito. Exemplo: você pode fazer entre 6/8 blocos – 1min com uma velocidade forte; 1 min com uma velocidade bem forte; 1 min recuperando.

Existem várias formas de montar um treino intervalado. Você também pode aumentar o esforço na hora do pico através da inclinação da esteira, do peso no transport e na bike e por ai vai. Todos podem ser feitos em qualquer máquina ou com qualquer atividade. Contudo, treinos intervalados intensos em que você tem que mudar a velocidade rapidamente (Ex. 30segundos de esforço máximo, seguidos de 30 segundos leves – 10/15x) são mais indicados para máquinas como o transport e a bike, pois, na esteira por exemplo, se perde muito tempo para alternar a velocidade.

Ao decidir incluir esses treinos na sua rotina, converse com um profissional. Ele pode te ajudar a montar treino/treinos de forma que a sua rotina fique mais dinâmica. Além disso, você precisa descobrir a SUA velocidade leve/modera/forte/muito forte. Não é para ficar confortável!! Quando a velocidade for forte para 30 segundos, tem que ser difícil manter 30 segundos. Por isso, é imprescindível que você tome cuidado e já tenha alguma experiência com treino aeróbico. Comece aos poucos e vá evoluindo.

Não vá fazer esse treino em jejum! Ele requer muita energia!

Por último, quando estiver planejando sua semana, você pode alternar dias de treinos longos/curtos contínuos, com treinos intervalados extensivos e intensivos. O ideal é que você não realize esses treinos em dias seguidos.

Aos poucos, e com a ajuda do meu personal, Diego Nabono, farei posts com exemplos e ideias de treinos intervalados extensivos e intensivos.

BOA SORTE!! VAMOS SUAR!!!!

7 pensamentos sobre “TREINO INTERVALADO

  1. Vou tentar…Se eu conseguir eu te aviso!!! Adoreiii o post…super bem escrito e explicadinho!!!

    Beijoooooooo

  2. oi Mah, aqui estou eu de novo lendo seu blog e amando como sempre, mas hoje queria pedir uma opinião. ;)
    desde que comecei minha reeducação alimentar ja emagreci 8 kg, basicamente com ajuda do IG haha li bastante e fui indo ne, to com 56 kg hoje, treino de segunda a sábado e quero continuar saudável assim, mas tava pensando em suplementar com alguma proteína, dai minha pergunta é se você indica alguma? ou se acha que teria que ir numa nutri pra ela me indicar e tal? não quero crescer muito meus músculos sabe? so ficar definida, pernas bonitas e tal, como toda mulher ne haha, enfim é isso, adoro o blog e o IG, beijoss ;*

    • Lindonaaaa!!! Parabens!!! Arrasooooou na conquista!! Fiquei super feliz c seu comentario! Obrigada pelo carinho! Então, o ideal eh SEMPRE se consultar c uma nutri pq ela vai poder ver ts direitinho c vc e ver seus exames, pois, por ex eu n posso tomar whey ja q sou alergica a leite e tomava antes d ir na nutri!! Maaaas se vc n quiser/puder ir por agora, acho mto bom suplementar sim pois eh mto pratico neh? So n eh legal qdo as pessoas comecam a tomar whey direto, afinal precisamos d comida! O mais simples e q eu adoraria tomar eh whey isolado msm! Otimo p tomar imediatamente apos o treino e dependendo da hra q vc malha antea tb! se vc n puder ou quiser whey, existem outras ops como o carnivor (proteina da carne) e a albumina (do ovo-tomo essa mas se pudesse tomaria whey antes e depois do treino e ela antes d dormir, pois sua absorcao eh mais lenta!) N se preocupe q p mulher ficar grande eh bem dificil, trm q fazer todoo um conjunto d coisas! Malhe c seus pesinhos sem medo e coma proteina q vc tera os resultados q deseja!! Bjo grandeee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: